PLANO DE AULA – Matemática com M&Ms

PLANO DE AULA – Matemática com M&Ms

Duração: 2 aulas de 50 minutos
Tema: Porcentagem, Frações e Números Decimais
Recursos: Pacotinhos de M&Ms, folhas quadriculadas com 100 quadradinhos (10x10), lápis de cor ou canetinhas, calculadora (opcional)


📌 OBJETIVOS:

  • Compreender a relação entre frações, porcentagens e números decimais.

  • Representar dados de maneira visual e concreta.

  • Resolver problemas contextualizados com base em um conjunto de dados reais.


📚 HABILIDADES DA BNCC:

  • (EF07MA06) Reconhecer e utilizar a equivalência entre representações fracionárias, decimais e percentuais de uma mesma quantidade.

  • (EF07MA07) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias diversas.


🧠 CONTEÚDOS:

  • Frações com denominador 100.

  • Representação decimal.

  • Porcentagem e equivalência com frações e decimais.

  • Interpretação e produção de gráficos e tabelas simples.


🧃 MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • 1 pacotinho de M&Ms por grupo (ou por aluno, dependendo do orçamento).

  • 1 folha quadriculada com 100 quadrados (10x10) por aluno.

  • Lápis de cor (cores que representem as balinhas).

  • Tabela de registro.

  • Cola, tesoura, régua.


🧩 DESENVOLVIMENTO DAS AULAS:

📍 AULA 1: Introdução e coleta de dados

  1. Abertura (10 min):

    • Apresente o conteúdo com uma pergunta provocadora:
      “Se eu comer 25 balinhas de um pacote com 100, comi que fração do total?”

    • Relembre rapidamente conceitos de fração, porcentagem e número decimal.

  2. Atividade prática (30 min):

    • Cada aluno/grupo recebe 1 pacotinho de M&Ms.

    • Os alunos separam os M&Ms por cor.

    • Em seguida, contam quantas balinhas de cada cor têm.

    • Registram os dados numa tabela:

    • Pintam os quadradinhos da folha quadriculada usando as cores dos M&Ms conforme a quantidade registrada. Ex: se houver 23 balinhas vermelhas, pintam 23 quadradinhos de vermelho.

  3. Encerramento (10 min):

    • Compartilhamento dos resultados entre os colegas.

    • Discussão sobre a visualização:
      “Qual cor foi mais comum? Qual teve menor porcentagem?”


📍 AULA 2: Consolidação e resolução de problemas

  1. Revisão e discussão (10 min):

    • Releitura da tabela e da folha colorida.

    • Reflexão sobre a equivalência entre fração, decimal e porcentagem.

  2. Desafios matemáticos (30 min):

    • Resolver problemas como:

      • Qual a diferença percentual entre a cor mais comum e a menos comum?

      • Se eu comer metade das balinhas vermelhas, com quantas fico?

      • Qual a nova porcentagem de uma cor se 10 balinhas forem removidas?

  3. Apresentação dos resultados e discussão (10 min):

    • Socialização das soluções.

    • Conclusão da atividade com valorização do aprendizado visual.


✅ AVALIAÇÃO:

  • Participação nas atividades práticas.

  • Compreensão dos conceitos expressa nas tabelas e na folha colorida.

  • Resolução dos problemas com coerência.

  • Clareza nas explicações durante as trocas com os colegas.


🎉 SUGESTÃO EXTRA:

  • Montar um painel na sala com os trabalhos prontos (folhas coloridas + tabelas).

  • Variação: repetir a atividade com outros objetos (botões, tampinhas, adesivos).








Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA – Matemática com M&Ms

PLANO DE AULA – Matemática com M&Ms Duração: 2 aulas de 50 minutos Tema: Porcentagem, Frações e Números Decimais Recursos: Pacotin...