Aula Temática – Matemática na Festa Junina: Proporções e Porcentagem no Arraiá
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Objetivo: Aplicar conceitos de proporção e porcentagem em situações típicas de uma festa junina, promovendo o uso da matemática no cotidiano e valorizando a cultura popular.
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Conteúdos:
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Regra de três simples.
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Porcentagem aplicada (preparo de receitas, arrecadação de dinheiro, divisão de tarefas).
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Proporcionalidade em contextos práticos (ex: quantidade de ingredientes, número de participantes, custo-benefício).
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Metodologia:
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Conversa inicial sobre comidas típicas, brincadeiras e organização de uma festa junina.
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Estudo de uma tabela com ingredientes de receitas típicas (ex: bolo de milho, canjica, paçoca), adaptando para diferentes quantidades de pessoas.
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Simulação de organização da festa, com divisão de tarefas e análise de gastos, com uso de porcentagens.
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Atividade Sugerida:
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Receita escalonada: A turma recebe a receita de uma canjica para 10 pessoas e deve adaptar para 25 e 40 pessoas.
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Planejamento financeiro da festa: Os estudantes recebem um orçamento simulado e uma lista de itens da festa (bandeirinhas, milho, refrigerantes, som). Devem calcular quanto será gasto e quanto sobrará.
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Jogo de porcentagem: Cada grupo sorteia uma situação (ex: “30% dos convidados não trouxeram comida”, “houve 20% de desperdício”, etc.) e deve resolver o problema matemático relacionado.
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Avaliação:
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Participação nas atividades em grupo.
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Apresentação oral da resolução dos problemas.
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Clareza na aplicação das porcentagens e proporções.
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Dica de encerramento:
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Fazer uma pequena confraternização com comidas juninas trazidas pelos próprios alunos, onde podem aplicar na prática o que calcularam.
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