Mestrado 2017

Segue a proposta de mestrado em educação para o ano de 2017


1. TÍTULO

Estudo de Caso das Relações entre Brincadeiras e Gênero na Educação Infantil em São Mateus - ES

 

 

2. LINHA DE PESQUISA

2. Ensino, Sociedade e Cultura: Ciências Humanas e Sociais

 


3. ÁREA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Ensino, Gênero e Educação

 

 

4. INDICAÇÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR VINCULADO AO PPGEEB–CEUNES/UFES

 

Eliane Gonçalves da Costa

 


5. INTRODUÇÃO

 

Observa-se no decorrer dos anos que a nossa cultura ainda demarca quais brincadeiras que são apropriadas para meninos e para meninas, justificando a diferença entre os sexos na relação da criança ao brincar e à construção de suas identidades.

 

bell hooks, autora pseudônima de Gloria Watkins é uma defensora do empoderamento da mulher. Ela assina em letras minúsculas, pois se sentiu minoria nas instituições onde frequentava. Passou sua infância em uma escola segregada racial apenas para negros e a partir da adolescência e na faculdade foi para instituições de ensino integradas. A maioria dos alunos e professores eram brancos, por isso viu de muito perto como é sentir o preconceito da sociedade. Em seu livro “Ensinando a Transgredir” (1994, p.161) conta uma parte da experiência pessoal que viveu na infância, em seu ambiente familiar:

 

“[...] compreendi com pouca idade o significado da desigualdade dos gêneros. Nossa vida cotidiana era repleta de dramas patriarcais – o uso de coerção, punição violenta e assédio verbal para manter a dominação masculina. [...] qualquer decisão tomada por nossa mãe poderia ser revertida pela autoridade do nosso pai.”

 

Socialmente, culturalmente, politicamente e psicologicamente a construção de gênero ainda se faz presente em nossa vida, gerando polêmicas, discussões e debates em toda a sociedade sobre o que é apropriado para o masculino e o feminino. Até hoje percebemos que a sociedade ainda nos impõe regras, normas e comportamentos distintos entre homens e mulheres. As crianças crescem com uma ideia de um rótulo patriarcal, seja na maneira de sentar, se vestir, falar, agir e brincar.

 

As crianças aos poucos vão ajuntando os símbolos de masculinidade ou feminilidade contidos nas brincadeiras e também em outras atividades do dia-a-dia. Dessa forma, as brincadeiras são empregadas na infância como intermediárias do processo de assimilação e constituição da inferiorização da mulher no mercado de trabalho que se perpetua desde o período colonial.

 

“Enquanto a educação masculina preparava o homem para assumir atividades ou empregos públicos, a educação feminina preparava a mulher para o casamento. O nível instrucional feminino era pobre e as ordens religiosas que sustentaram o ensino no Brasil, desde o período colonial, nada mais ofereciam do que uma educação ornamental, ou seja voltada apenas para o aprendizado das letras e das quatro operações.” (NADER, 2014. p. 111)

 

Essa polêmica vem configurando uma série de dúvidas e gerando discussões na sociedade, sobretudo quando envolve a distinção entre brincadeiras de meninas e de meninos. As brincadeiras, então, imitam a vida adulta e refletem ações dos pais no brincar.

 

Segundo Chaney (1983) apud Nader (2011), por muito tempo a mulher foi vista como incapaz de se manter na vida social e em desempenhar algum papel relevante na sociedade, pois era vista como mais fraca que o homem fisicamente e intelectualmente. A literatura infantil é rica em exemplos que reforçam essa visão da fraqueza da mulher frente ao homem. Contos de fadas terminam com a mocinha “Feliz para sempre” ao lado de um “Príncipe amado”.

 

“Em toda a América Latina, os movimentos filosóficos posteriores que não simpatizavam com as mulheres reforçavam essa imagem, e a literatura contribui muito no mito da incapacidade da mulher em desempenhar um papel na vida social e política (CHANEY, 1983). A literatura tradicional definia o papel da mulher como não político e os clássicos lidos por várias gerações, criaram imagens das mulheres desempenhando papéis domésticos, artísticos ou literários, até mesmo desempenhando alguma outra carreira profissional, mas nunca política, além de demonstrarem que, apesar de as mulheres terem o controle de seus destinos, as mesmas só encontravam plenitude nos braços do homem amado.” (NADER, 2014. p. 114)

 

A função social da escola é socializar a criança e preparar o jovem para o mercado de trabalho. As brincadeiras na educação infantil imitam o comportamento humano dos adultos e, em diversas vezes reproduzem a forma de trabalho dos mais velhos em brincadeiras como dirigir um carro, consertar uma cadeira, imitar a mãe cozinhando ou cuidando de bonecas como se fossem bebês reais. As brincadeiras fazem parte do universo das crianças, ajudando-as a se autoconhecerem, na sua relação com o outro e com o meio que ela vive. No momento em que nós determinamos as brincadeiras e a forma de como a criança deva brincar, estamos representando ao universo daquela criança uma definição entre masculino e feminino, atribuindo-lhes valores sociais dominantes e estereotipando como deverão se portar na sociedade.

 

Este trabalho se justifica pelo fato de que brincar é um movimento essencial para a criança. A brincadeira faz parte do seu universo e é através desta que ela descobre e compreende o mundo que a cerca, além de internalizar as regras sociais que lhe são impostas e como serão induzidas a entrar futuramente no mercado de trabalho. Por isso, é importante compreender como as identidades de gênero são construídas na infância e como elas são influenciadas através das brincadeiras.

 

Como forma de iniciar a pesquisa, foi feito um pré-teste em 2016, onde, juntamente com a pesquisadora Peixoto, visitamos e aplicamos um questionário para 12 crianças na fase pré-escolar. Analisando preliminarmente o grupo de crianças, a impressão foi que apesar da sociedade patriarcal não existir de fato no nosso meio, a cultura patriarcal ainda está presente na definição das brincadeiras infantis, porém a sociedade está em fase de mudanças.

 

A pré-pesquisa, foi apresentada no Seminário Internacional de Estudos em Gênero (2016) e bem aceita, por este motivo resolvi aprofundar a pesquisa iniciada e aumentar a quantidade da amostra apresentada para tentar compreender outras influências que não consegui identificar pela pequena quantidade de questionários analisados.

 

O município envolvido no contexto da pesquisa é o município de São Mateus, com 473 anos e situado no litoral norte do Espírito Santo, tem aproximadamente 120 mil habitantes. Delimitamos como público alvo desta pesquisa os Centros de Educação Infantil Municipais (CEIM) localizados no perímetro urbano do município na região central e bairros periféricos. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são crianças em fase pré-escolar com idades entre 05 e 06 anos estudantes das escolas públicas municipais.

 

Compreendo a influência das brincadeiras infantis na construção de identidades de gênero. Dessa forma, analiso como muito importante a liberdade na brincadeira para as crianças na Educação Infantil para que a mulher possa se empoderar na sociedade de São Mateus.

 


6. OBJETIVOS

 

6.1. GERAL:

Temos por objetivo geral desta pesquisa:

·         Estabelecer como se dão as relações entre trabalho e brinquedo na infância na sociedade mateense.

 

6.2. ESPECÍFICOS:

·         Realizar um estudo de caso na educação infantil municipal no município de São Mateus e aplicar questionários que informem se as crianças têm uma visão estereotipada sobre o seu papel na sociedade;

·         Estabelecer quais aspectos históricos foram importantes para esta visão;

·         Discutir os resultados encontrados.

 


7. METODOLOGIA

 

Inicialmente será realizado uma pesquisa bibliográfica a respeito da influência do sistema patriarcal na sociedade atual. Em seguida realizada uma pesquisa de campo que investigue de que modo as representações de gênero se manifestam culturalmente frente às brincadeiras de meninos e meninas. Na pesquisa de campo serão aplicados questionários de modo a realizar a pesquisa qualitativa e quantitativa a respeito do tema.

 

A pré-pesquisa de campo e aplicação de questionários foi feitos na em um Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM, situado no município de São Mateus – ES – Brasil. A escola na qual realizei a pré-pesquisa se situa em uma região periférica da cidade. A escola atendia a aproximadamente 100 crianças em tempo integral (matutino e vespertino).

 

A pesquisa contemplará os itens:

·         Sexo;

·         Idade;

·         Se gosta de brincar na escola;

·         Seu brinquedo favorito;

·         A escolha de um brinquedo para um colega do sexo oposto;

·         Profissão;

·         Se pretende ter filhos.

 


8. REFERÊNCIAS

 

hooks, bell. Ensinando a Transgredir: A educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla- São Paulo. 2013. Editora Martins Fontes, 2013. Pág 151-222.

 

MACHADO, Elcielle Bonomo Rocha & PEIXOTO, Isabella Cotta Lanza. Estudo de Caso das Relações de Gênero na Educação Infantil em São Mateus – ES In: Nader, Maria Beatriz et all. (orgs). Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero.  Sessão 21, Grupo de Trabalho ST8 - História, Trabalho, Família(s). IC-4, Sala 22. UFES - Vitória ES, 2016.

 

NADER, Maria Beatriz. Paradoxos do progresso : a dialética da relação mulher, casamento e trabalho. Vitória : Edufes, 2013.

 

______. Poder e Gênero: O silêncio da violência. In NADER, Maria Beatriz (org). Gênero e Racismo: Múltiplos olhares. Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância – Vitória: EDUFES, 2014. p. 96 a 118.

 

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves & LEAL, Maria José Senra de Carvalho. Dos Traços de Pecadora aos Modos Recatados: A educação do corpo feminino. In NADER, Maria Beatriz (org). Gênero e Racismo: Múltiplos olhares. Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância – Vitória: EDUFES, 2014. p. 14 a 41.

 


9. CRONOGRAMA

                                       

ATIVIDADES

Lista de atividades

1- Pesquisa bibliográfica

2- Pesquisa de campo

3- Análise dos dados

4- Considerações finais

 

CRONOGRAMA

2018

Atividade

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2019

Atividade

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ELCIELLE BONOMO ROCHA MACHADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTUDO DE CASO DAS RELAÇÕES ENTRE BRINCADEIRAS E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO MATEUS - ES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


SÃO MATEUS

2017

ELCIELLE BONOMO ROCHA MACHADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTUDO DE CASO DAS RELAÇÕES ENTRE BRINCADEIRAS E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO MATEUS - ES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anteprojeto apresentado à Comissão de Seleção do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica, como requisito para inscrição no Exame de Seleção de 2017.

 

 

 

 

 

 

Indicação do Orientador: Eliane Gonçalves da Costa

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO MATEUS

2017

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