Características de um bom professor de Estudo Orientado

Características desejáveis para ser um professor de Estudo Orientado (EO) 


[Resiliência] é a capacidade inata do ser humano, mas desenvolvidas e exercitadas ao longo da vida pessoal e profissional, portanto, a fim de desenvolvê-la é importante cultivar o otimismo, a autoconfiança, o autocontrole, a flexibilidade, a habilidade para resolver problemas e também o senso de humor.

[Empatia] tem seu sentido relacionado à habilidade de entender a necessidade do outro, sentir tal qual a outra pessoa está sentindo, se colocar no lugar do outro e assim, ver o mundo pela sua perspectiva. 

[Pró atividade]  é a característica daquele que não espera ordens para se movimentar, consegue criar projetos inovadores por iniciativa própria, e está sempre disposto a ajudar seus colegas e seus estudantes, sem que ninguém precise lhe pedir. 

[Postura ética] relaciona-se com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social. 

[Trabalho em equipe] acontece quando várias pessoas trabalham em conjunto, buscando um único objetivo, condição importante para o trabalho escolar tanto dos docentes quanto do discente. Devemos considerar como desafiador e que necessita de uma comunicação aberta e democrática evitando cristalização de posições e deterioração das relações interpessoais, inclusive, permitindo a todos a possibilidade de responsabilização pelos fracassos e sucessos. 

[Escuta ativa]  é uma habilidade que o professor precisa exercitar constantemente, pois proporcionará uma melhora significativa nas relações interpessoais estabelecidas com os estudantes e demais componentes do corpo escolar, bem como resultará em práticas pedagógicas mais qualificadas.  

[Comunicação clara] é uma das mais importantes habilidades humanas, pois através dela tornou-se possível a transmissão dos códigos culturais, o compartilhamento de informações e aquisição de conhecimentos ao longo da história. Embora a maioria dos seres humanos sejam “falantes”, isso não significa que possuem a habilidade de comunicar ideias de modo claro e eficaz.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixar Slide Piaget X Vygootsky

Para baixar slide grátis copie e cole em seu navegador: https://docs.google.com/presentation/d/1UUpNMNaEC70ttGDalZKJbNzYRTh9sjuE/edit?usp=dr...