Ponto, Reta e Plano





Ponto Reta e Plano - Conceitos Primitivos da Geometria
A Geometria baseia-se em três noções: Ponto Reta Plano
Essas noções são aceitas sem definição e, por esse motivo, são chamadas de conceitos primitivos

O ponto não possui dimensões, isto é, não tem comprimento nem largura ou altura. Temos idéia do que é, mas não podemos defini-lo. Um pequeno furo feito por um alfinete no papel, por exemplo, nos dá a ideia de um ponto. Nomeamos um ponto por uma letra maiúscula do alfabeto latino
Não podemos definir uma reta, no entanto, temos noção do que seja. Por exemplo, um risco no papel, feito com o auxílio de uma régua, nos dá a idéia de uma reta. Nomeamos uma reta por uma letra minúscula do alfabeto latino. “A reta é formada por infinitos pontos alinhados.”
O piso de uma quadra poliesportiva nos dá a ideia de um plano. Nomeamos um plano por uma letra minúscula do alfabeto grego: Alfa (α), beta (β), gama (γ), etc.
O PLANO POSSUI DUAS DIMENSÕES: COMPRIMENTO E LARGURA. NO ENTANTO, NÃO É POSSÍVEL MEDI-LO.
“O plano é formado por infinitas retas.”
Quando várias retas estão contidas num mesmo plano, elas são chamadas Retas coplanares. Quando vários pontos pertencem a um mesmo plano, eles são chamados Pontos coplanares.
DOIS PONTOS DISTINTOS DETERMINAM UMA ÚNICA RETA.
A reta que passa por dois pontos A e B pode ser indicada por AB.
Todo ponto de uma reta r divide essa reta em duas regiões opostas chamadas Semirretas
O ponto de divisão é chamado origem da semirreta, e uma das semirretas, por exemplo, é indicada por OA (lemos : “semirreta de origem O que passa por A”). A reta r é chamada reta suporte das semirretas.
Determinamos um “pedaço” da reta r chamado segmento de reta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixar Slide Piaget X Vygootsky

Para baixar slide grátis copie e cole em seu navegador: https://docs.google.com/presentation/d/1UUpNMNaEC70ttGDalZKJbNzYRTh9sjuE/edit?usp=dr...