TEMA
Conjunto dos
Números Inteiros
DURAÇÃO DA AULA
2 aulas
OBJETIVO
Construir o
conceito de números inteiros
JUSTIFICATIVA
Os alunos já
conhecem o jogo de varetas e o utilizam desde pequenos, com a utilização deste
jogo, podem absorver o conteúdo de números negativos com mais facilidade.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Inicialmente
será abordado o conceito dos números inteiros e a sua utilização no dia a dia
das pessoas. Em seguida, dividir a turma em grupos de 3 ou 4 pessoas.
Oferecer o jogo
de varetas como instrumento de representação dos números negativos e positivos
e a tabela abaixo para que eles possam contar quem está com pontos positivos e
quem está devendo pontos.
REGRAS DO JOGO
1) Espalhar as
varetas na mesa e cada componente do grupo tem sua vez de retirar as varetas,
quando o aluno consegue retirar a vareta sem mexer as outras, ele continua
retirando as varetas, quando o aluno retira a vareta e, sem querer, mexe com
outra, então sua vez é passada para o integrante do grupo que está à sua
direita, que segue o jogo normalmente;
2) As varetas
que o aluno for tirando ficam marcados como os pontos que ele possui;
3) Cada vareta
tem um número conforme a tabela:
4) O ganhador da
partida é o aluno que conseguir juntar mais números positivos ou negativos,
conforme a professora orientar ao final.
AVALIAÇÃO
A avaliação se
dará ao longo do jogo e durante as intervenções feitas pela professora e pelos
colegas do grupo
REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Tamara
Caroline. Escola: Gasparino. Disponível no site: https://pt.scribd.com/doc/73961812/Plano-de-Aula-Conjuntos-Dos-Numeros-Inteiros
. Acesso em 04/06/2018.
Pega-Varetas Dos
Inteiros
http://odin.mat.ufrgs.br/usuarios/viviane/pega_varetas/material_do_aluno.pdf. Acesso
em 04/06/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário