A ideia para esta postagem me foi sugerida pelo curso de Introdução a Educação Digital promovida pelo Proinfo. No curso nos foi sugerido que devíamos analisar o papel dos editores de texto na democratização do acesso a produção de determinados gêneros textuais no desenvolvimento da habilidade da escrita.
Os editores de texto que estou falando são programas como o Microsoft Word do Windows ou o Writer, LibreOffice. Estes são os mais usados na educação pela sua popularidade e fácil acesso.
Devemos discutir a necessidade de ter cuidado com os direitos autorais dos textos presentes na internet.
O processo de escrita exige domínio do processo de codificação simbólica e também o domínio de técnicas e estratégias mentais complexas como conhecimento das técnicas do gênero (prosa, poesia, conto...) na qual se deseja escrever e criatividade, sem falar que o texto final deve ter clareza e coerência.
Elaborar textos pelos editores digitais oferecem perdas e ganhos:
Perda na estética da letra manual,
Plágio.
Ganhos:
Agilidade na elaboração dos textos,
Correção ortográfica,
O texto virtual pode integrar diversos recurso midiáticos como: imagens, fluxogramas, desenhos, fotos...
Espero ter ajudado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
1ª LISTA DE EXERCÍCIOS Professora: Elcielle Bonomo Rocha Machado Disciplina: Matemática Nome: Número: ...
-
EMEF “Pio XII” Nome: __________________________________________ Turma: ___ Data:______/2025 Disciplina: Matemática Professo...
-
AULA TEMÁTICA: COZINHA PLANO DE AULA: COZINHA EXPERIMENTAL DE MATEMÁTICA Este plano de aula foi preparado para ser aplicada a...
Nenhum comentário:
Postar um comentário