Resumo apresentado na Semana de Matemática do IFES - Vitória-ES
Estou realizando este relato de um jogo que desenvolvi juntamente com dois amigos: Gustavo de Oliveira Andrade e Robson da Silva Lopes.
Palavras-chave: Fracionando; Jogos; Ensino da Matemática; TIC.
Eixo Temático: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).


Segundo Pais (2011, p. 70), a informática na escola, pode “liberar o
aluno do exercício da memorização inexpressiva e incrementar as práticas de
resolução de problemas” e, é neste sentido que apresentamos o jogo
“Fracionando”.

A interatividade presente
nas sequências do “Fracionando” motiva o estudante e oferece feedback quanto a
resposta certas e/ou erradas, proporcionando, neste sentido, o conhecimento. O
jogo foi criado por meio da tecnologia Flash e está disponível de forma online
e gratuita para todos os interessados por meio do link http://gustavoandrade.esy.es/fatorando2/facfracil.htm .
O Quiz foi validado em uma turma de
6º ano do Ensino Fundamental e apresentou, a princípio, indícios de satisfação
por parte dos alunos, devido ao fato do “Fracionando” possibilitar novas
experiências de aprendizado por meio das tecnologias, apesar de um erro inicial
de formatação que, rapidamente foi solucionado.
Por fim, o “Fracionando”
permanecerá disponível para que todos os alunos e professores possam utilizá-lo
de forma consciente e eficaz em sua prática docente.
REFERÊNCIAS
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 7.ed. São Paulo:
Martins Fontes, 2007.
PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: Uma análise da influência
francesa. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais/PCN: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário