OFICINA DE PESOS E MEDIDAS
O problema proposto
para esta pesquisa é: Abordar o conteúdo “pesos e medidas” na disciplina de Matemática
utilizando mídias digitais e materiais concretos pode transformar a
aprendizagem mais prazerosa e significativa?
Mostra de Ciências e Matemática
Mostra de Ciências e Matemática
Mostra de Ciências e Matemática
Mostra de Ciências e Matemática
Conversão de Unidades Padronizadas no LIED
Cuia de Chimarrão: Unidade Não Padronizada
A motivação para o
projeto se deu, pois a escola desenvolve esporadicamente uma feira/mostra, onde
são expostos alguns projetos e sequências didáticas da escola. Como
pesquisadora da área de novas tecnologias e matemática, vi uma oportunidade de
escrever o projeto “Oficina de Pesos e Medidas” e aplica-la em turmas de 6º
ano, integrando conteúdos programáticos ao uso de materiais concretos e de
mídias digitais.
Os conteúdos programáticos de turmas de 6º ano das escolas
estaduais que serão abordados no projeto são:
- Transformações de unidades e aplicações;
- Unidades não padronizadas de medidas;
- Unidades padronizadas de massa: quilograma e
grama;
- Unidades padronizadas de volume: litro e
mililitro.
A justificativa da
oficina é a rejeição que muitos alunos têm em estudar matemática, devida a
alguma experiência negativa adquirida anteriormente. Acredito que as
experiências positivas que a oficina proporcionará aos alunos pode fazer com
que eles sintam satisfação em estudar matemática e em poder estar aprendendo de
forma prazerosa. Os recursos tecnológicos utilizados são: computadores com
acesso a internet, data show e conversores de unidade disponíveis on-line.
O projeto foi
efetuado em uma única turma, mas os resultados foram divulgados para toda a
escola na mostra de Ciências e Matemática da escola do ano de 2014 e
compartilhados por meio da internet no blog pessoal da professora: www.elcielle.blogspot.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário